Voltar

Limpeza de Carpete ou Tapete

Limpeza de Carpete/Tapete

Sabemos que não é uma tarefa fácil ter um carpete limpo e cheiroso por muito tempo. Principalmente para um lugar onde existe muito tráfego de pessoas, ou para quem tem um cachorro, por exemplo.

Para a higienização do seu tapete ou carpete, é recomendado o uso do aspirador de pó regularmente, afinal, esse tipo de tecido é onde os ácaros e bactérias mais se refugiam. E novamente a Vip Limpeza avisa: Não é necessário comprar um produto caríssimo especifico para limpeza de carpetes/tapetes. Você mesmo pode fazer seu tira-manchas e a limpeza correta do tecido.
O primeiro passo é uma advertência: nunca passar escovas ou vassoura no tapete/carpete. O fio da escova danifica o fio do tapete.

Então:

1. Passar semanalmente aspirador no seu carpete. O movimento deverá ser lento para fazer a limpeza profunda. (Dica para manutenção)

2. Aplique bicarbonato de sódio em pó, por cima do carpete e deixe agir por 20 minutos. Depois passe aspirador novamente. O bicarbonato ajuda a clarear, não apenas manchas como o próprio tecido.

3. Caso o tapete/carpete tenha manchas não se desespere! Faça seu próprio removedor de manchas. É muito simples, vamos te mostrar várias opções:

- Misture um litro de água fria com ¼ de xícara de detergente líquido.
- Um litro de água fria com 1 colher de sopa de vinagre.
- Corte um limão ao meio esprema todo o líquido dele e aplique em cima da mancha.
- Pegue um pote pequeno coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e misture com um pouco de água e mecha até ficar uma papinha.

4. Usufrua muito do vinagre! Ele é desinfetante e neutralizante. Sem contar que mata os germes que ali habitam.

Ácaros – como lidar?

Os ácaros, grandes vilões causadores de alergias em humanos (ácaros domésticos), são seres minúsculos, geralmente menores que um milímetro de comprimento, que pertencem à classe dos aracnídeos e fazem parte da subclasse Acarina ou Acari, da qual também fazem parte os carrapatos.

Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos (rinite, asma alérgica e dermatite atópica). Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e adoram lugares úmidos. Alimentam-se de escamas de pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas (Os ácaros domiciliares reproduzem rapidamente). Um metro quadrado de um tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros. Além disto, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado causando alergias.

O tratamento da alergia causada por ácaro começa com a prevenção. Recomenda-se a lavagem regular de colchões, cobertores e travesseiros com água quente. Doentes asmáticos e alérgicos são aconselhados a evitar travesseiros de pena devido à maior presença destes seres. Os anti-histamínicos também são úteis como a cetirizina, que tem sido eficaz na redução de sintomas alérgicos (coceira, espirros, vermelhidão nos olhos, nariz escorrendo e congestão nos pulmões).